“Explore a magia e a cultura singular de La Paz: aventuras, cenários e tradições esperam por você em cada esquina.” La Paz, a capital administrativa da Bolívia, é uma cidade pulsante, rica em cultura, história e atrações distintas. Ficou interessado(a)? Então embarque comigo nesta viagem com passeios imperdíveis!
Centro Histórico
- Plaza Murillo: O coração de La Paz, onde estão localizados o Palácio Presidencial e a Catedral Metropolitana.
- Iglesia de San Francisco: Observe na foto abaixo, um belo exemplo de arquitetura colonial, com uma impressionante fachada barroca.
3. Se aventure pelo Mercado de Las Brujas (Mercado das Bruxas)
Este mercado é renomado por suas ofertas de produtos tradicionais e esotéricos, como amuletos, ervas e remédios naturais. Em agosto, celebra-se o mês da “Pachamama”, ocasião em que são oferecidas “mesas” (como mostrado na cesta da foto abaixo). Essas oferendas têm o propósito de atrair boa sorte nos negócios, saúde, amor e outros aspectos.
Ademais, o Mercado de Brujas é sempre liderado por uma mulher, conhecida como “Cholita”, que exibe características indígenas, como saias amplas e coloridas, tranças no cabelo e um sorriso acolhedor. Além disso, é possível encontrar lojas de artesanato local, mantas vibrantes, chaveiros de llamas e muito mais.
Restaurante no centro de La Paz
Após uma manhã inteira de passeio, quando a fome bater, uma opção imperdível é o “Popular Cocina Boliviana”, situado na Calle Murillo 826, em La Paz. Localizado em um edifício histórico com arquitetura colonial espanhola, o restaurante é por si só um ponto de interesse. Importante ressaltar que não aceitam reservas; é necessário chegar, anotar o nome e aguardar pela ordem de chegada. O clima é descomplicado e convidativo, destacando-se os estudantes de gastronomia que dão nova vida aos ingredientes tradicionais. Geralmente, há um menu do dia com opções variadas, que inclui entrada, prato principal e sobremesa. E não perca a chance de experimentar o vinho boliviano, produzido em altas altitudes, que promete ser uma agradável descoberta.
Fora do Centro
4. Passear pelo Valle de la Luna 🌜
Uma formação geológica impressionante, com paisagens lunares que parecem saídas de outro planeta. Além disso, as formações são alaranjadas, e parece que a qualquer momento vai saltar um duende da montanha!
Portanto, tome um táxi ou, se preferir, contrate um guia local para fazer o passeio. Além disso, fique atento aos horários de abertura e fechamento do local.
5. Conhecer o Teleférico 🚠
O Teleférico de La Paz (Mi Teleférico) é um dos maiores sistemas de teleférico urbano do mundo e oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da cidade e das montanhas circundantes. Além disso, ao viajar pelo teleférico no bairro El Alto, você poderá observar os impressionantes Cholets, que são construções notáveis e altamente decorativas. Você verá prédios com formatos inusitados, como robôs 🤖, além de cassinos vibrantes e cheios de cor, adornados com espelhos e outros elementos extravagantes. Assim, a experiência no teleférico é não apenas um passeio, mas uma verdadeira imersão na criatividade e na exuberância arquitetônica local.
6. Visitar o Mercado Lanza e o Mercado de San Francisco
Lugares ideais para experimentar a culinária local e comprar produtos típicos, como a famosa salteña (uma espécie de empanada).
7. Fazer um passeio pelo bairro de Sopocachi
Um bairro boêmio com uma atmosfera vibrante, repleto de cafés, bares e boutiques.
8. Explorar o Mercado de El Alto
Um dos maiores mercados ao ar livre da América Latina, onde você pode encontrar de tudo, desde roupas e acessórios até alimentos e utensílios. É uma aglomeração de gente, e de coisas para vender, é uma loucura!
Bônus de dois passeios imperdíveis de bate e volta à La Paz
- Fazer uma excursão ao Lago Titicaca
A cerca de 2 horas de La Paz, é o lago navegável mais alto do mundo e oferece belas paisagens e a oportunidade de visitar as Ilhas do Sol e da Lua. Para mim um dos passeios imperdíveis.
Dicas de passeios em La Paz, passeios de bate e volta, hotel e restaurantes que valem a pena. Tudo isto com muita economia!
- Fazer um bate e volta por Tiwanaku – Patrimônio da Unesco
Tiwanaku possui um museu que convido você a explorar, oferece uma verdadeira viagem pela história através das esculturas e objetos, a maioria dos quais resultou das escavações arqueológicas. Essas esculturas fazem parte do Centro Cultural, Político e Espiritual de Tiwanaku.
Durante a visita, nosso guia detalhou os costumes antigos, incluindo como a comida era conservada e os rituais religiosos praticados. Após sair do museu, você terá a oportunidade de caminhar por todo o sítio arqueológico. Portanto, tente se conectar com o ambiente através do silêncio e imagine como era a vida ali. Sem dúvida, será uma experiência única.
En Tiwanaku comemos no restaurante “El Condor”. De entrada veio uma deliciosa sopinha de quinoa, depois uma saladinha, e prato principal batatas com bife de llama, delicioso! E para acompanhar uma cerveja local.
Melhor época para visitar La Paz
A temperatura média anual é entre 13º a 15º C, mas não se iluda, julho pode chegar a temperaturas mínimas.
O mês mais quente é Novembro (17°C). Os meses com maior temperatura média baixa são janeiro e fevereiro (4,4°C), e o mais frio (com a temperatura média baixa mais baixa) é julho (-4.4°C).
Meses Chuvosos: dezembro com média de 16 dias de chuva, janeiro com média de 20 dias com chuva, fevereiro com média de 16 dias e março 14 dias.
Meses mais Ensolarados: junho e julho com média de 8 horas por dia.
Curiosidades
A Bolívia tem duas capitais 😱:
La Paz: É a sede do governo e onde estão localizados os poderes Executivo e Legislativo
Sucre: É a capital constitucional e sede do Poder Judiciário.
Dicas Adicionais 😉
- Altitude: Está localizada no Vale de Los Andes, e tem uma altitude aproximada de 3.650 metros acima do nível do mar.
Como não estamos acostumados com a altitude, sugiro comprar as “sorochi pills”, vendidas em qualquer farmácia. Mas antes consulte teu médico para verificar se não há contra-indicações para o teu caso.
Quando ir: La Paz possui um clima subtropical de terras altas incomum, com verões chuvosos e invernos secos. Nós fomos em Agosto/23, e o tempo estava maravilhoso, frio com dias ensolarados e o céu “azul de brigadeiro”. Lindo para tirar fotos! - Moeda Local: BOB – boliviano
Eu utilizo o cartão Wise, achei super prático e seguro, além das taxas serem mais baratas do que o valor em espécie por serem convertidas em dólar turismo, euro, etc. Se não tiver o cartão Wise é muito simples adquirí-lo, basta preencher o formulário e seguir as instruções. Chegou na minha casa muito rápido. Segue meu link: https://wise.com/invite/dic/alessandrac1085
- Hospedagem: Sugiro fortemente optar por se hospedar próximo ao centro. Fizemos nossa reserva pelo Booking no Hotel Boutique La Casona, um casarão histórico. Recomendo vivamente este local: o café da manhã é delicioso. Além disso, tivemos o privilégio de conhecer os donos, que nos relataram a história do casarão, datada da época da conquista espanhola. Inclusive, nas grades das janelas, ainda é possível observar as marcas de balas dessa época.
- Traslado: Recomendo que você já deixe contratado o transfer a partir do seu local de origem. Eu, por exemplo, reservei o transfer desde o Brasil e, felizmente, foi providencial chegar lá e encontrar a equipe de transporte nos esperando. Além disso, solicitamos a dica diretamente no hotel. O preço foi justo e, assim, não tivemos nenhum contratempo.
Gostou das dicas? Click aqui para seguir a viagem pela Bolívia…. Salar Uyuni, Deserto de Dalí e Lagos